SAA (Johnson et al. Human-Animal Interactions – 2024) são serviços orientados e estruturadas para objetivos que incorporam intencionalmente animais aos campos de saúde, educação e serviço humano com a finalidade de obter ganhos terapêuticos em humanos.
"SAA são definidos como as práticas, programas e serviços humanos mediados, guiados ou liderados por facilitadores que incorporam animais especialmente qualificados em processos terapêuticos, educacionais, de suporte e/ou de melhoria, visando melhorar o bem-estar dos humanos, ao mesmo tempo em que garantem o bem-estar dos animais envolvidos nessas práticas. Existem três categorias de AAS.
Tratamento Assistido por Animais (TAA)
TAA se refere a uma classe de modalidades de tratamento profissional de saúde mental ou física para as quais a integração de animais, direta ou indiretamente, é um componente crítico da abordagem de tratamento do profissional.
Educação Assistida por Animais (EAA)
EAA se refere a qualquer programa educacional no qual os animais são integrados, direta ou indiretamente, como um componente crítico de um processo educacional contínuo.
Programas de Apoio Assistidos por Animais (PAAA) - O QUE FAZEMOS!
... inclui apenas programas nos quais os animais estão envolvidos, direta ou indiretamente, em atividades destinadas a apoiar e melhorar o bem-estar dos humanos. Esses programas podem ter objetivos que incluem aumento da motivação, prevenção da solidão e do isolamento, redução da tensão e ansiedade, distração de situações difíceis ou conforto emocional.”.
Fonte:
BINDER, Amy Johnson et al. Recomendações para terminologia uniforme em serviços assistidos por animais (AAS). CABI Interações Humano-Animal. 2024. Disponível em: https://www.cabidigitallibrary.org/doi/10.1079/hai.2024.0003. Acesso em 26 de jan. 2025.